Topo

Histórico

Categorias

O trouxa da mamadeira de piroca é sempre o outro

Rafael Capanema

01/07/2019 17h12

O Bolsonaro não foi eleito só por causa das fake news, mas é inegável que elas tiveram um peso importante na sua vitória. Uma pesquisa da Ideia Big Data com a Avaaz, divulgada em novembro de 2018, mostrou que 74,6% dos eleitores do atual presidente que ouviram a história de que o Haddad defendia a pedofilia e o incesto acreditaram nela, e que 74% reputaram como verdade os boatos sobre fraudes nas urnas eletrônicas (as mesmas pelas quais o "mito" foi eleito).

É muito gostoso pensar que nossos adversários políticos são burros o suficiente pra acreditar em coisas como a mamadeira de piroca (a pesquisa, infelizmente, não incluiu esse boato). Mas, nas últimas horas, vi aparecerem nas minhas timelines pelo menos três conteúdos falsos relacionados às manifestações pró-governo de domingo, compartilhados por políticos da oposição, twitteiros famosos e até jornalistas. Você deve ter visto esta foto, por exemplo, em que uma manifestante segura uma faixa dizendo "Sérgio Moro é bom pra burro":

Um especialista em Photoshop provavelmente identificaria a farsa com facilidade. Mas mesmo nós, leigos, podemos usar o Chrome para clicar com o botão direito na foto e escolher "Procurar imagem no Google". Foi assim que eu descobri que a imagem verdadeira, publicada em sites como o HuffPost Brasil, foi tirada por Nelson Almeida na manifestação pró-governo anterior, em 26 de maio, e que o cartaz diz, na verdade "Presidente, estamos com você".

Nelson Almeida / Getty Images

Mais um caso: o Museu da Direita Histérica (que costuma fazer uma curadoria de vídeos muito boa, aliás) publicou como se fosse sincero um vídeo de um rapaz que deu um depoimento na manifestação tirando sarro do pessoal que estava lá. Dezenas de pessoas responderam ao tweet em tom de galhofa, mas pouquíssimas desconfiaram de frases como "39 quilos de cocaína pra nós não é nada". Felizmente, a conta do "museu" foi informada do erro, deletou o tweet e republicou o vídeo com o contexto certo.

Outra foto que viralizou bastante é a que mostra um rapaz com camisa da seleção brasileira segurando um cartaz com os dizeres "A energia negativa de vocês está fazendo o 'mito' errar". Não consegui confirmar a intenção verdadeira do autor, mas, de novo, parece muito alguém infiltrado tirando sarro da manifestação.

Na internet, é preciso estar sempre atento às cascas de banana. Quando a gente menos espera, já está caindo de boca na mamadeira de piroca.

Como disse o Tom Zé, mais de 50 anos atrás: "A burrice está na mesa (…) Anda na esquerda, anda na direita / Não tem hora, não escolhe causa / E nada rejeita."

Sobre o Autor

Rafael Capanema é formado em jornalismo. Trabalhou na Folha de S.Paulo e no BuzzFeed. Paulistano, mora em Madri desde 2015.

Sobre o Blog

Um espaço para entreter, tendo sempre o humor como norte, a partir da minha experiência como redator de entretenimento, repórter de tecnologia e autor de blogs nos primórdios.

Rafael Capanema