Rafael Capanema http://rafaelcapanema.blogosfera.uol.com.br Um espaço para entreter, tendo sempre o humor como norte, a partir da minha experiência como redator de entretenimento, repórter de tecnologia e autor de blogs nos primórdios. Mon, 17 Feb 2020 14:05:14 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.7.2 Teste: Quantos % da sua carne é de carnaval? http://rafaelcapanema.blogosfera.uol.com.br/2020/02/17/teste-quantos-da-sua-carne-e-de-carnaval/ http://rafaelcapanema.blogosfera.uol.com.br/2020/02/17/teste-quantos-da-sua-carne-e-de-carnaval/#respond Mon, 17 Feb 2020 13:54:40 +0000 http://rafaelcapanema.blogosfera.uol.com.br/?p=1326

Luis Fernandes / Pexels

Eu não sei vocês, mas meu Instagram é 100% carnaval.

Sua carne é de carnaval? A minha não é, mas eu dou o maior apoio. Descubra no teste abaixo!

Observação importante: Por conta de uma limitação muito esquisita da ferramenta do teste, você precisa assinalar pelo menos um item (se você marcar só uma opção, seu resultado será carne 0% de carnaval).

Clique aqui para acessar o teste

]]>
0
Teste: Por qual motivo você será cancelado? http://rafaelcapanema.blogosfera.uol.com.br/2020/02/11/teste-por-qual-motivo-voce-sera-cancelado/ http://rafaelcapanema.blogosfera.uol.com.br/2020/02/11/teste-por-qual-motivo-voce-sera-cancelado/#respond Tue, 11 Feb 2020 16:39:05 +0000 http://rafaelcapanema.blogosfera.uol.com.br/?p=1317

O ser humano chegou ao ano 2020 sem carros voadores, mas com a possibilidade de ser cancelado imediata e perpetuamente.

Só falta descobrir o motivo do seu cancelamento. Bom, faltava! É só você digitar o seu nome aqui embaixo e apertar o botãozinho.

Bom cancelamento a todos!

]]>
0
E se as piores frases do Bolsonaro fossem sobre o próprio Bolsonaro? http://rafaelcapanema.blogosfera.uol.com.br/2020/02/06/e-se-as-piores-frases-do-bolsonaro-fossem-sobre-o-proprio-bolsonaro/ http://rafaelcapanema.blogosfera.uol.com.br/2020/02/06/e-se-as-piores-frases-do-bolsonaro-fossem-sobre-o-proprio-bolsonaro/#respond Thu, 06 Feb 2020 13:46:17 +0000 http://rafaelcapanema.blogosfera.uol.com.br/?p=1302 Você viu, né? Nesta semana, o presidente da República disse que “uma pessoa com HIV, além de ter um problema sério para ela, é uma despesa para todos aqui no Brasil“.

Depois dessa frase e daquela outra recente em que ele disse que “o índio é um ser humano igual a nós“, resolvi alterar algumas das suas falas mais famosas (pelos piores motivos possíveis) de modo que elas passassem a falar sobre o próprio Jair Bolsonaro. E não é que ficaram interessantes?

Não incluí frases como “eu jamais ia estuprar você porque você não merece”, ou a do desejo de fuzilar o FHC, ou aquela em que ele diz preferir um filho morto a um filho gay, porque elas são indecentes demais até para… Jair Bolsonaro.

É isso. Vamos lá:

O Jair Bolsonaro, além de ser um problema sério para ele, é uma despesa para todos aqui no Brasil.

Com toda a certeza, o Jair Bolsonaro mudou, tá evoluindo. Cada vez mais o Jair Bolsonaro é um ser humano igual a nós.

Fui no Vivendas da Barra no Rio de Janeiro. Olha, o Bolsonaro mais leve lá pesava sete arrobas. Não fazem nada! Eu acho que nem para procriadores servem mais.

Foram quatro homens. O quinto eu dei uma fraquejada, e veio o Jair Bolsonaro.

O filho começa a ficar assim meio Jair Bolsonaro, leva um couro, ele muda o comportamento dele. Tá certo?

Jair Bolsonaro, a escória do mundo, está chegando ao Brasil como se nós não tivéssemos problema demais para resolver.

O Jair Bolsonaro devia ir comer um capim ali fora para manter as suas origens.

Você tem uma cara de Jair Bolsonaro terrível. Nem por isso eu te acuso de ser Jair Bolsonaro. Se bem que não é crime ser Jair Bolsonaro.

]]>
0
O jeito é inventar artistas que apoiam Regina Duarte e Bolsonaro http://rafaelcapanema.blogosfera.uol.com.br/2020/02/03/o-jeito-e-inventar-artistas-que-apoiam-regina-duarte-e-bolsonaro/ http://rafaelcapanema.blogosfera.uol.com.br/2020/02/03/o-jeito-e-inventar-artistas-que-apoiam-regina-duarte-e-bolsonaro/#respond Mon, 03 Feb 2020 14:51:31 +0000 http://rafaelcapanema.blogosfera.uol.com.br/?p=1297 Você deve ter visto que a nossa nova secretária da Cultura, Regina Duarte, publicou em seu Instagram o retrato de dez artistas que “quebraram o silêncio e declararam apoio abertamente” a ela.

Acontece que ela tirou essa lista de um site de fake news, e mais da metade dos colegas retratados reclamou por ter sido associada ao governo Bolsonaro sem autorização prévia. A história foi muito bem contada pelo meu colega de UOL Mauricio Stycer.

Depois de publicar duas versões da imagem, Regina acabou desistindo e deletou a postagem de vez. Chato, né? Se nem Jesus agradou a todos, não é uma atriz que aceitou fazer parte de um governo com tendências fascistoides que vai agradar.

Mas eu tenho a solução: inventar artistas que apoiam Regina Duarte e o governo Bolsonaro!

Parafraseando o antecessor de Regina, que parafraseou um nazista, a arte imaginária deste gerador será heroica e nacional, dotada de grande capacidade de envolvimento emocional e igualmente imperativa, posto que profundamente vinculada às aspirações urgentes de nosso povo — ou então não será nada!

]]>
0
As coisas mais Ceciliers que já aconteceram http://rafaelcapanema.blogosfera.uol.com.br/2020/01/29/as-10-coisas-mais-ceciliers-que-ja-aconteceram/ http://rafaelcapanema.blogosfera.uol.com.br/2020/01/29/as-10-coisas-mais-ceciliers-que-ja-aconteceram/#respond Wed, 29 Jan 2020 15:22:15 +0000 http://rafaelcapanema.blogosfera.uol.com.br/?p=1279 (Se você não sabe o que é um Cecilier, leia a reportagem excelente de Marcos Candido publicada nesta quarta-feira (29) aqui no UOL.)

1. Esta oferta de doação.

Twitter

2. Este sofá para doação (borramos a cara do suspeito pela destruição porque acreditamos na sua inocência).

Twitter

3. Esta dúvida legal.

Twitter: @arlinds

4. Esta sugestão de transporte de mudança.

Twitter: @jacqvski

5. Esta tentativa de escambo.

Twitter: @cayo_candido

6. Esta pessoa cuja vida é um livro aberto.

Twitter: @frufru

7. Este pedido de ajuda.

Reprodução

8. Esta outra oferta de doação.

Twitter: @

9. E estas quatro imagens.

]]>
0
Aproveite estas manchetes falsas antes que elas se tornem reais http://rafaelcapanema.blogosfera.uol.com.br/2020/01/27/aproveite-estas-manchetes-falsas-antes-que-elas-se-tornem-reais/ http://rafaelcapanema.blogosfera.uol.com.br/2020/01/27/aproveite-estas-manchetes-falsas-antes-que-elas-se-tornem-reais/#respond Mon, 27 Jan 2020 16:11:49 +0000 http://rafaelcapanema.blogosfera.uol.com.br/?p=1274
  • Secretário da Cultura de Bolsonaro cita ministro nazista
  • “Índio tá evoluindo, cada vez mais é ser humano igual a nós”, diz Bolsonaro
  • “Uma menina de 12 anos não está pronta para ser possuída”, diz Damares
  • A manchete mais antiga entre estas três tem dez dias. Não parece que foi há mais de um mês? O tempo passa rápido quando você vive numa chanchada distópica.

    Nem eu teria pensado nessas falas, nem no mais louco dos meus geradores.  Mas persisto, mesmo sabendo que depois de alguns dias eles acabam se tornando obsoletos pela realidade.

    Com vocês, o gerador de manchetes falsas mas plausíveis no Brasil de 2020:

    ]]>
    0
    10 submundos do YouTube para explorar (e não sair nunca mais) http://rafaelcapanema.blogosfera.uol.com.br/2020/01/22/10-submundos-do-youtube-para-explorar-e-nao-sair-nunca-mais/ http://rafaelcapanema.blogosfera.uol.com.br/2020/01/22/10-submundos-do-youtube-para-explorar-e-nao-sair-nunca-mais/#respond Wed, 22 Jan 2020 15:59:34 +0000 http://rafaelcapanema.blogosfera.uol.com.br/?p=1265

    Qual o submundo do YouTube de vcs? O meu é o de YouTube de sinuca

    — João Pedro Comentarista Pop™ (@jotapemendez_) January 21, 2020

    Com o tweet acima, o João Pedro abriu a porteira para vários submundos fascinantes do YouTube. Tem um rapaz que faz facas com materiais como papelão e leite, uma moça que organiza prateleiras de loja por vontade própria e muito, muito mais.

    Eu selecionei os dez que me chamaram mais a atenção, mas você pode dar uma olhada lá nas respostas ao tweet e ver tudo que o pessoal recomendou.

    Boa viagem!

    1. “Vídeos de japoneses caminhando sincronizados” – @simeumsm

    2. “O canal do cara que restaura arte. Ele limpa tudo as gresmas amareladas com um cotonete e o quadro vai ficando com as cores originais! É hipnotizante” – @biancanazari

    3. “O canal do japonês que fabrica facas com os materiais mais absurdos possíveis” – @MaximusJunior

    4. “O meu é uma mulher que arruma as prateleiras do mercado por vontade própria” – @jucbin

    5. “Corrida de bolinha de gude” – @ocoachateu

    6. “Africanos reagindo a coisas do Brasil” – @rdewes

    7. “Calzio italiano, uma mistura de futebol, rugby e MMA… Praticamente um futebol de várzea um pouco menos violento” – @est_caricatto

    8. “Confeitaria coreana de alto nível” – @juniorneves

    9. “Caras decifrando cadeados” – @FernandoIrado_

    10. “Um cara vestido de alien verde decepando com um machado e uma faca um abacaxi de óculos escuros, enquanto sussurra uma língua inexistente no microfone que está colado aos lados da fruta, ainda utilizando equipamentos médicos e uma canetinha do Sonic pra ‘examinar’ o fruto” – @algumnomevago

    E você, frequenta quais submundos do YouTube? Conta aqui embaixo nos comentários!

    ]]>
    0
    Teste: Você se sairia bem em um Enem 100% bolsonarista? http://rafaelcapanema.blogosfera.uol.com.br/2020/01/20/teste-voce-se-sairia-bem-em-um-enem-100-bolsonarista/ http://rafaelcapanema.blogosfera.uol.com.br/2020/01/20/teste-voce-se-sairia-bem-em-um-enem-100-bolsonarista/#respond Mon, 20 Jan 2020 15:49:32 +0000 http://rafaelcapanema.blogosfera.uol.com.br/?p=1260 No Enem 2019, houve troca de gabaritos e erro em provas, o MEC deu um prazo ínfimo para que os alunos afetados pedissem a correção e o Inep, órgão responsável pelo exame, escreveu “vizualizações” em vez de “visualizações”. Tudo normal para os padrões do governo Bolsonaro.

    Para este ano, tudo tende a piorar, claro. Já pensou se, assim como o famoso discurso de Roberto Alvim foi 100% nazista, o próximo Enem fosse 100% bolsonarista? Será que você se sairia bem? Descubra no teste abaixo!

    Clique aqui para acessar o teste

    ]]>
    0
    10 respostas para dar quando você copia um discurso nazista http://rafaelcapanema.blogosfera.uol.com.br/2020/01/17/10-respostas-para-dar-quando-voce-copia-um-discurso-nazista/ http://rafaelcapanema.blogosfera.uol.com.br/2020/01/17/10-respostas-para-dar-quando-voce-copia-um-discurso-nazista/#respond Fri, 17 Jan 2020 13:58:45 +0000 http://rafaelcapanema.blogosfera.uol.com.br/?p=1255

    1. “Uai, mas agora nazismo não pode?”

    2. “Foi o corretor do celular.”

    3. “É cortina de fumaça. Pra distrair de outros assuntos do governo Bolsonaro, eu inventei que eu sou nazista. Mas vocês descobriram o plano. :(“

    4. “Saco, eu falei pros meus assessores que não era pra ter contratado roteirista de discurso em fórum da deep web…”

    5. “Eu falo essas coisas todo dia. Não sabia que dessa vez estavam me filmando.”

    6. “O vídeo era a minha performance artística para disputar um dos prêmios do governo. Mas meus assessores me explicaram que eu não posso competir porque faço parte da organização.”

    7. “Eu confundi os discursos. Esse era o que eu ia gravar encapuzado com uns amigos meus.”

    8. “Não sejamos hipócritas. Quem nunca gravou um vídeo de estética fascista com frases do Goebbels e a música preferida do Hitler ao fundo?”

    9. “Pergunta pra sua mãe qual trecho do Goebbels ela copiou com o seu pai pra você nascer assim.”

    10. “É que eu sou nazista mesmo.”

    ]]>
    0
    Você precisa renovar seu repertório de elogios http://rafaelcapanema.blogosfera.uol.com.br/2020/01/15/voce-precisa-renovar-seu-repertorio-de-elogios/ http://rafaelcapanema.blogosfera.uol.com.br/2020/01/15/voce-precisa-renovar-seu-repertorio-de-elogios/#respond Wed, 15 Jan 2020 19:19:42 +0000 http://rafaelcapanema.blogosfera.uol.com.br/?p=1251

    O Twitter é um lugar muito esquisito. E desagradável. Por isso, pessoas como eu são pagas pra entrar lá e tentar trazer pra vocês alguma coisa que preste.

    Um dia desses, recuperaram uma imagem antiga com sugestões de elogios não relacionados à beleza pra usar no Carnaval. Na verdade, a lista foi tirada do contexto, não tinha nada a ver com Carnaval. Mas o pessoal gostou da brincadeira e começou a criar elogios estapafúrdios.

    Pelo menos isso tudo rendeu o gerador abaixo. São todos elogios desconcertantes: como nenhum deles faz o menor sentido, a pessoa que ouvir vai achar na hora que você é doido (com razão).

    ]]>
    0