Topo

Histórico

Categorias

Quem sabe imitando o Orkut o Facebook não volte a nos dar alguma alegria?

Rafael Capanema

03/05/2019 17h11

Eu não lembro a última vez que o Facebook me deu alguma alegria. Mas lembro que o desgosto mais recente foi na semana passada, quando eu percebi que ele parou de me notificar sobre os aniversários dos meus amigos.

Nos últimos tempos, o Facebook só tem nos proporcionado no máximo um dia feliz por ano, que é quando a gente recebe mensagens bonitas de aniversário. Pelo jeito, não vai sobrar mais nem isso.

Principalmente a partir das jornadas de junho de 2013, que precederam a Era do Textão, parei de seguir muitos "amigos" (na concepção Facebook do termo), até aqueles com cujas opiniões eu concordava. Sobrou tão pouca gente que basicamente só me restou me engajar com marcas (do inglês engage with brands).

Mas eu estou um pouco esperançoso. Talvez com o Dating, conhecido como o "Tinder do Facebook", recurso que estreou nesta semana no Brasil, a rede social volte a dar alguma alegria ao nosso povo (tem uma matéria do UOL que explica muito bem as novidades).

Se você já usou aplicativos como o Tinder e o Happn, sabe que eles requerem uma mão de obra desgraçada. É muito difícil encontrar alguém com interesses em comum. É como entrar numa loja de discos que talvez tenha o CD que você quer, só que ela não está organizada por gêneros, nem mesmo por ordem alfabética, e não há nenhum vendedor que possa ajudá-lo. Você tem que ficar horas ali, olhando CD por CD. (Peço desde já desculpas por comparar pessoas a discos — uma ofensa aos fonogramas, opinariam os misantropos).

O Facebook Dating promete ser mais inteligente, como explica o repórter do UOL Gabriel Francisco Ribeiro:

Após o cadastro, o Dating irá sempre colocar na sua janela principal opções sugeridas de perfis que combinam com você, não pessoas por localização como o Happn. Essa sugestão, segundo o Facebook, é baseada em informações que você coloca como a faixa etária de interesse, religião, se tem filhos e mais.

Ou seja: com todos os dados que o Facebook vem roub… digo, coletando sobre nós ao longo de todos estes anos, o mínimo que eu espero é que eles sejam extremamente eficientes em garantir que absolutamente todo mundo consiga encontrar o amor da sua vida lá.


Imagem: Divulgação

E o Facebook Dating ainda tem um módulo pra quem acredita, como o cara lá do Jota Quest, que o amor pode estar do seu lado. É a função Crush Secreto, igualzinha à velha Crush List do Orkut: você seleciona as pessoas da sua lista de amigos de quem é a fim e, se alguma delas te adicionar também, vocês são notificados.

Em pleno 2019, quem sabe imitando o velho Orkut o Facebook não volte a nos dar alguma alegria?

Sobre o Autor

Rafael Capanema é formado em jornalismo. Trabalhou na Folha de S.Paulo e no BuzzFeed. Paulistano, mora em Madri desde 2015.

Sobre o Blog

Um espaço para entreter, tendo sempre o humor como norte, a partir da minha experiência como redator de entretenimento, repórter de tecnologia e autor de blogs nos primórdios.

Rafael Capanema